Papus

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Imagem de Papus

Gérard Anaclet Vincent Encausse, mais conhecido pelo pseudônimo de Papus (Corunha, 13 de Julho de 1865 — Paris, 25 de Outubro de 1916) foi um médico, escritor, ocultista, rosacrucianista, cabalista, e maçom. Fundou o martinismo moderno, ainda continuado nos dias de hoje na Tradicional Ordem Martinista - TOM.

Biografia

Filho de pai francês, o químico Louis Encausse, e de mãe espanhola, de origem cigana, a senhora Irene Perez, desde 1869 se mudou com a família para o bairro de Montmartre, em Paris. Estudou primeiramente no colégio Rollin e, depois, com 17 anos, começou a freqüentar a Faculdade de Medicina de Paris, onde se graduou com sua tese de doutorado sobre moléstias nervosas, um verdadeiro tratado sobre o assunto.

Teve sua crise de materialismo ainda nos tempos de faculdade, porém o contato mantido com alguns membros de diversas ordens ocultistas, dentre eles Stanislas de Guaita, transformou a mera curiosidade em legítimo e profundo interesse pelos assuntos do Ocultismo. Teve como seu iniciador o Marquês Saint Yves d'Alveydre.

Ainda jovem, começou a estudar os segredos ocultistas, passando horas na Biblioteca Nacional de Paris ou na Biblioteca do Arsenal, analisando os segredos da alquimia e da Cabala. O nome "Papus" (nome do gênio da medicina no "Nuctemeron", de Apolonio de Tiana) foi adotado por influência de Eliphas Levi, e identifica uma entidade espiritual dedicada à terapia. Em 1882 foi iniciado por Henri Delaage na Sociedade dos Filósofos Desconhecidos, ordem fundada por Louis Claude de Saint-Martin, no século XVIII, na França.

Faleceu em 25 de outubro de 1916 de uma grave enfermidade contraída nas linhas de batalha da Primeira Grande Guerra, onde atuou como major-médico.