Referências Ocultistas em Supernatural – Parte 02

From Wiki
Revision as of 16:45, 10 December 2010 by Alexdeavila (talk | contribs)
Jump to navigationJump to search

Olá crianças,

Dando continuidade ao projeto “Supernatural”, seguem os episódios 07 a 11. Supernatural tem sido considerada uma das melhores séries em exibição, estando em sua quinta temporada. Com temas ocultistas e voltados para o sobrenatural, com muitas referências que vão do pop ao nerd, passando por uma pesquisa bastante elaborada a respeito de mitos e lendas de criaturas sobrenaturais. O tio Marcelo resolveu dar uma pesquisada e, aos poucos, irá postando um Guia de Referências das Lendas nas quais os autores se basearam para escrever os roteiros.



Hook Man/ Homem gancho (#1.07) Sam e Dean ajudam uma garota cujo namorado foi vitima do lendário “Hook Man”, saído direto de uma lenda urbana para se tornar realidade, em uma pequena universidade de Iowa. Para salvar a garota e seu pai, que são muito religiosos, os irmãos precisaram encontrar os ossos da criatura, para assim destrui-la, mas parece que o próprio gancho fazia parte do homem, o que dá mais trabalho para os irmãos Winchester.

Referências: Novamente, os autores utilizam-se das histórias a respeito de espíritos que permanecem presos ao astral por fortes sentimentos (sendo os mais comuns o apego material, a vingança ou o ciúmes) em uma mescla com 2 lendas urbanas bem conhecidas:

1) O Homem do Gancho – Esta lenda originou-se na década de 50, quando os automóveis se tornaram populares. a lenda tradicional diz que um casal namorando no carro começa a escutar barulhos estranhos na floresta. O namorado sai para investigar e desaparece. Alguns segundos depois, a garota começa a ouvir arranhões no capô do carro e quando sai do carro, vê seu namorado morto e pendurado. A moral puritana da história? garotas, não façam sexo com seus namorados no carro.

2) A morte da colega de dormitório – Esta lenda é da década de 60. Uma garota volta tarde para o dormitório e escuta barulhos na cama de sua colega de quarto. Não desejando interromper o que ela estava fazendo, a protagonista vai dormir sem acender a luz. No dia seguinte, quando amanhece, encontra escrito em sangue na parede “Você não está agradecida por não ter acendido a luz?”. Existem diversas variações desta lenda urbana, mas todas elas refletem o medo das pessoas em relação a mudanças de cidades pequenas para cidades grandes. a moral da história é “tome cuidado, isso poderia ter acontecido com você na cidade grande”.

SAL – Neste episódio, também somos apresentados aos efeitos do Sal em entidades astrais. O sal tem sido usado desde sempre como elemento de limpeza astral, seja puro (na forma de círculos de sal grosso), seja na forma chamada “Água Lustral” (Água do Mar) que mais tarde foi adaptada pela ICAR como “Água Benta”. O Sal, assim como o enxofre, possui a propriedade de limpar qualquer tipo de miasma ou cascões astrais, vindo daí a história de “água benta causando queimaduras em vampiros”. Banhos de sal grosso são usados comumente na Umbanda e Candomblé para limpeza e são extremamente eficazes, assim como banhos de mar ou limpar a casa com água misturada a algumas pedrinhas de sal grosso.

A Queima dos corpos físicos destrói a ligação astral entre o cascão e o Plano Material, causando assim o que chamamos de “segunda morte” na qual todo o perispírito (duplo-etéreo, cascão astral) pode ser dissolvido e o corpo mental libertado para os planos mais sutis, fora do Astral. Ás vezes esta ligação se faz por meio de objetos.


Bugs/Insetos (#1.08) Sam e Dean chegam em uma cidade para investigar a notícia de uma morte misteriosa e acabam participando de um churrasco na casa do agente imobiliário. Sam conhece Matt, o filho dos donos da casa, um garoto introspectivo, que tem problemas com o pai e é fascinado por insetos. Logo a cidade é invadida por enxames de insetos assassinos, que um a um, vão matando os moradores da região.

Referências: Cemitérios Indígenas. Em mais de um livro ou filme é narrado sobre a vingança dos espíritos guardiões dos cemitérios indígenas sobre os homens brancos que constróem suas casas sobre eles (sendo o mais famoso o filme “Poltergeist” e “Pet Cemetery”). Como os cemitérios indígenas eram também o local de acesso e contato com os Velhos Chefes e com os Espíritos Protetores, todos eles possuíam diversas firmezas e assentamentos destinados a facilitar este acesso entre o Plano Material e o Astral. Comparativamente falando, seria como se os manés rednecks tivessem construído suas casas sobre um assentamento de Exús ou um Terreiro de Candomblé sem ter feito nenhuma limpeza!