Richard Burton - Mapa Astral

From Wiki
Jump to navigationJump to search
Richard Burton

Capitão Sir Richard Francis Burton (Torquay, Devon, 19 de março de 1821 — Trieste, 20 de outubro de 1890) foi um escritor, tradutor, linguista, geógrafo, poeta, antropólogo, orientalista, erudito, espadachim, explorador, agente secreto e diplomata britânico.

Das explorações e aventuras como agente e estudioso na Ásia e África aos escândalos e controvérsias que permearam sua vida, Burton é sem dúvida uma das personalidades mais extraordinárias e fascinantes do século XIX. Falava 29 idiomas e vários dialetos, sendo perito na arte do disfarce, o que lhe possibilitou em seus anos de militar na Índia e em Sindh viver entre os povos do Oriente, os quais registrou em uma série de livros. Estudou os usos e costumes de povos asiáticos e africanos, sendo pioneiro em estudos etnológicos. Viajou a cidade sagrada de Meca, mortalmente proibida a não muçulmanos, disfarçado de afegão, e também a Harar, capital da Somália, de onde nenhum outro homem branco havia saído com vida.

Junto com John Haning Speke explorou a região dos Grandes Lagos africanos e descobriu o lago Tanganica. Serviu como cônsul em Fernando Pó, atual Bioko, Damasco, Santos e Trieste. Traduziu uma versão não censurada de As mil e uma noites, acrescentando uma série de notas a respeito de pornografia, homossexualidade e sexualidade feminina. Sob o risco de ser preso, traduziu manuais eróticos, entre eles o Kama Sutra, e mandou imprimi-los. Sua postura liberal e interesses eruditos contribuiram para torná-lo uma figura polêmica e controversa na Inglaterra, pois despertou a fúria e o puritanismo vitoriano. Casou-se com Isabel Arundell, uma católica inglesa. Recebeu o título de Cavaleiro da rainha Vitória do Reino Unido em 1886. Faleceu na cidade de Trieste,onde recobria o cargo de consul británico, em 1890.

O Mapa Astral de Richard Burton possui características muito fortes em Áries (Mercúrio, Júpiter [com 6 aspectações] e Saturno); Peixes (Marte, Vênus e Caput Draco) e as energias intermediárias entre Peixes e Áries, representadas pelo arquétipo da Rainha de Bastões (Sol e Plutão) na casa 5 (prazeres, jogos, amantes). Em contraponto ao seu caráter vigoroso e intrépido, temos uma lua em Libra na casa 11 (diplomacia, grupos), equilibrando com uma índole diplomática tanta energia em ebulição.

Um dos maiores problemas para os novatos em astrologia é entender como estas energias opositoras funcionam. Normalmente ambas estão extremamente ativas durante a vida da pessoa. Sir Richard Burton foi militar e teve uma vida intrépida de exploração, viajando para onde nenhum outro homem havia estado antes e retornado com vida (algo esperado para tanta energia de expansão), voltado para questões religiosas e espirituais (foi o primeiro não-muçulmano a pisar em Meca). Não contrariando sua lua em libra, foi Cônsul (diplomata) do exército britânico. Combinação perfeita para energias de Libra-Áries.

A quantidade de planetas na 5a casa reflete todas as confusões que ele se envolveu com prostitutas e drogas, bem como a exploração de bordéis e seu excesso de aventuras sexuais (foi ele quem traduziu o Kama Sutra para o inglês).

Uma característica interessante é que seu mapa traz Urano e Netuno em conjunção de 0,01 graus (praticamente alinhados) em capricórnio. Netuno, também com 6 aspectações, “segura” todos os planetas em Áries, dando estabilidade e disciplina para seu trabalho, especialmente mercúrio (na minha opinião, o que facilitou aprender 29 línguas durante sua vida!).

Mais um mapa cheio de “coincidências” de alguém que viveu sua Verdadeira Vontade.