Tav

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Posição no Lamen
Posição na Árvore da Vida
Arcano do Mundo
  • Título: o pentáculo do completo.
  • Inteligência: Inteligência Administrativa.
  • Posição: Une as Esferas Yesod a Malkuth.
  • Significado: cruz.
  • Valor Gematrico: 400.
  • Anjo: Tzaphkiel.
  • Qliphoth: Thantifaxath.
  • Runa: Fehu.
  • Cor: Roxo.
  • Incenso: storax.
  • Animais: crocodilo, boi.
  • Seres lendários: gnomos.
  • Pedras: onyx, sal, safira.
  • Plantas: hera, rue, cipreste.
  • Árvores: beech, ash, hawthorn, oak.
  • Correlação: Saturno.
  • Arcano do Tarot: O Mundo.
  • Correspondência no corpo humano: esqueleto.
  • Doenças: problemas nos ossos.
  • Poderes: visão astral, manipulação, ervas.
  • Símbolos: pantáculo.
  • Rituais: atingir um estado alterado de consciência.

Descrição

O 32º Caminho é o da INTELIGENCIA ADMINISTRATIVA, e é chamado assim porque dirige e assocía o movimento de 7 planetas, requisitando a todo eles em seus próprios cursos.

O 32º Caminho de Malkuth a Yesod, é a primeira etapa da senda da flecha e da Iluminaçao. O Caminho da Iniciação segue as espirais da Serpente da Arvore da Vida, mas a senda da Iluminaçao segue a direção da flecha disparada pelo Arco da Promessa, Quesheth, o Arcos Iris de cores astrais que se extendem como un halo por trás de Yesod.

Este é o Caminho que leva ao mundo subterraneo do psiquismo, do inconsciente. A psico análise que induz a introversão, é uma das portas que abre o conhecimiento as profundidades do mundo interior.

No inconsciente existe o aspecto do inferior, negativo, animal, enfim, tudo o que o homem tem da pessoa de vícios, o anti-social e criminal; um jogo das tendências não aprovada pelo Eu, que se chama sombra ( máscara). A sombra é então uma personalidade interna que força o consciente para cometer um ato perigoso. Uma das tendências da sombra é a projeção, que consiste em atribuir ao outro as faltas e desejos não sociais. A sombra é o Eu oposto e trabalha no nível do pessoal inconscientes necessidades a ser compreendida e transmutada. Mas inconsciente não é simplesmente o revestimento dos detritos do consciente; também trava acima algo mais profundo do que pode ser construtivo dentro do grau extremo. Inconsciente é a matriz do consciente e nele nós devemos procurar os germes das possibilidades novas de vida. Para essa razão o 32º caminho é o da regeneração, então nele nós aprendemos dominar a todas as circunstâncias internas e seus efeitos externos, a ilusão dos cinco sentidos e a tirania dos elementos da natureza simbolizada pela cruz dos braços iguais.

O chakra mundano de Malkuth, Cholem-Ha-Yesodoth, esfera dos quatro elementos, se refere aos quatro elementos naturais que devem ser superados antes de chegar em Yesod, a esfera da lua, chave da Magia; não a magia que se refere ao sentido vulgar a ela atribuído, mas à arte para produzir voluntàriamente mudanças no consciente. Então, todo aquele que se propõe realmente a modificar suas condições internas negativas e consequentemente as circunstâncias externas, estará recorrendo a 32ª senda.

A finalidade predominante deste Caminho consiste na aceitação das coisas como se apresentam; para dizer "sim" à vida, sair do lado das condenações, lisonjeamentos, sem fugir do caos ou desordem. Não é uma aceitação passiva, mas sim colocada no conhecimento das leis da causa e efeito, com o discernimento aperfeiçoado em seu grau mais elevado.

A Carta 22 ou 21 do Tarot, o mundo, mostra a síntese do Todo em sua expressão física. Aquele que se torna o senhor de si mesmo e das circunstâncias terá superado esta porta. Esta carta simboliza o primeiro umbral e a maneira de penetrar nele consiste em visualizá-lo na cor índigo ou no negro, em seu aspecto passivo-ativo respectivamente. Se as visões surgirem, estas terão que corresponder a estas cores. Quando o novato desejar obter algo, deve ser inundado da cor passiva. A fim de emitir, para dar ao que cerca uma ação, deixe-nos usar a cor positiva. Mas é muito importante observar com cuidado as virtudes e aspectos adversos de cada Caminho. Isto é um trabalho que exije muito discernimento. A força que age neste Caminho é a de Saturno e os aspectos positivos e adversos deste planeta devem ser estudados e sido meditados. Saturno é o chakra mundano de Binah e dá o significado espiritual ao 32º Caminho, cujo símbolo é composto da cruz e da lua, a cruz de Malkuth e a lua de Yesod.

A letra chave deste Caminho é a letra Tau, que significa a cruz. Esotericamente simboliza a alma universal, reciprocidade, proteção, perfeição e abundância. A cruz do Calvário, a cruz dos braços iguais e o Tau se incorporam a simbologia desta senda.

O 22º Arcano retrata a uma jovem desnuda, com uma grinalda, dançando dentro de um oval, envolta em um tecido que forma a letra Kaph, cuja parte inferior encobre o sexo que é masculino; essa jovem é hermafrodita. A forma oval representa a serpente mordendo sua cauda. Nos cantos estão os quatro seres do apocalipse: o homem, o leão, o touro e a águia, que simbolizam os quatro graus que conduzem a unidade. Na tradição oriental, a dança de Shiva tem o mesmo sentido. Este Arcano representa a reconciliação de todos os elementos do universo em perfeita harmonia. Assim como a água extingue o fogo, o ar alterará a estabilidade do fogo, a terra absorve a água, estes são os elementos em seu estado caótico em que um destrói o outro que procura sua projeção. Assim é o estado dos elementos com relação a nosso presente grau evolucionário: nossa mortalidade. O domínio total dos pensamentos e as emoções coordenarão a condição caótica do relacionamento dos elementos entre si, atuando cada um corretamente em sua esfera da ação , sem interferir no desempenho do outro elemento. Isto corresponderá a nossa imortalidade, quando então nós não necessitaremos desencarnar de um veículo gasto, para encarnar com sofrimento em um outro, a fim continuar ascendendo na escala vertical da evolução. Esse que superou os elementos dentro de si, será o senhor dos elementos da natureza externa.

A dança triunfante é a síntese das verdades absolutas. Com as hastes na mão, a mulher simboliza o domínio do mistério do binário. Luta com as forças astral representada pela serpente mordendo a cauda, formando um círculo que protege a bailarina no centro.

O título deste Arcano, é o Grande Uno da Noite do Tempo, que dá teoría a este Caminho, sintetizando a união com o Grande Uno - Deus; a iniciaçao de Malkuth que é a experiencia espiritual desta esfera, a Conversação com o Santo Anjo Guardião, é o começo da realização da Unidade com Deus.

Links Externos

  • [1] - Texto Original

Kabbalah