Visconti-Sforza Tarot

From Wiki
Jump to navigationJump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Roda da Fortuna

O Deck de Visconti-Sforza é um dos muitos decks pintados à mão italianos encomendados pela família Viscont no século XV. Pode ou não ser mais antigo do que o Cary-Yale Visconti Tarot, não se sabe ao certo. O deck possui 74 arcanos sobreviventes das supostas 78 cartas originais (faltam a Torre, o Diabo, 3 de Espadas e o Cavaleiro de Moedas). Assim como todos os outros tarots desta série, as cartas não são numeradas e não possuem nomes.

O deck de Visconti-sforza, como todos os decks italianos do século XV, não possui nem a carta da Torre nem do Diabo. Alguns estudiosos afirmam que estas cartas nunca estiveram nos decks italianos, mas eu não concordo: o mais provável é que estes arcanos foram considerados azarados ou malignos em algum ponto do tempo e acabaram eliminadas do deck.

Do deck original, seis arcanos foram substituídos ao longo do tempo: Força, temperança, a estrela, a lua, o Sol e o Mundo, mas como todos os Arcanos faziam parte do deck, o mais provável é que tenham sido substituídos por conta de estrago ou perda das cartas originais, e não sejam "adições" de novos Arcanos.

A papisa

Esta é uma das representações mais antigas da carta da Papisa, usando a coroa papal e roupas que se assemelham ás de uma freira, carregando um livro (biblia?) na mão direita, um símbolo tradicional para este arcano.

o Eremita retratado como "O tempo"

Nos decks italianos do século XV, o Eremita era retratado como sendo uma representação do Tempo, carregando sempre uma ampulheta em suas mãos, junto com o cajado. Era conhecido como "O velho", "o Tempo" ou "o corcunda". Apenas no século seguinte, nos baralhos franceses, é que a ampulheta seria substituída por uma lanterna.

A Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna mostra a iconografia típica da Idade Média; São 4 figuras circulando a Roda: "Regno" ("Eu reino"), "Regnavi" ("Eu reinei"), "Sum Sine Regno" ("Eu não tenho reino") e "regnabo" ("Eu reinarei"). Note que estas figuras são humanas, porém com algumas características animais. mais tardem elas seriam totalmente substituídas por versões de animais nos baralhos franceses, e as figuras da parte de baixo seriam removidas do Arcano.