Armand de Perigord

From Wiki
Jump to navigationJump to search
Brasão de Armand De Perigord

Armand De Perigord (1178 - 1247)

Mestre da Ordem de 1232 à 1247.

Biografia

Armand De Perigord, também chamado de “Hermann De Pierre-Grosse”, veio da família do Conde de Perigord. Nascido em 1178, ele entra muito cedo na Ordem e toma a função de Mestre das Províncias de Pouilles (Puglia) e da Sicília de 1205 até 1232, quando é eleito Mestre da Ordem.

À partir de 1232, ele liderou seus cavaleiros em importantes ofensivas contra as cidades de Cana, Saphet e Saphorie e contra posições Muçulmanos ao redor do lago Tiberíades (Mar da Galiléia).

Mas todas essas expedições só resultaram em um importante decrescimento no número de Templários em todos os Estados Latinos.

Em 1236, a fronteira Sírio-Ciliciana é o teatro de um desastre militar Templário. 120 Cavaleiros com várias centenas de arqueiros e Turcopoles tentam de surpresa sitiar a cidade de Darbsâk (Terbezek).

Primeiramente, os Templários sucederam em adentrar a cidade inferior. Mas rapidamente, os soldados Ayubids se agruparam e, com reforços da fortaleza da cidade, ofereceram uma resistência violenta aos Templários. Ao mesmo tempo, a cavalaria de Aleppo chegou por trás dos Templários e os massacrou.

Dos 120 Cavaleiros, menos que 20 conseguiram escapar e retornar à fortaleza Templária de Baghrâs, distante 15 kilômetros. Essa batalha é também uma das poucas onde o Beauceant caiu em mãos Muçulmanas, após seu portador, o corajoso Cavaleiro William De Argenton, foi morto (cortado) enquanto tentava salvá-lo.

À parte desses conflitos, o começo do Grão-Mestrado de Armand De Perigord é mantido ocupado com disputas sobre interesse e diplomacia que preocupava as três Ordens. Templários desejavam estabelecer uma aliança com o sultão de Damasco, enquanto Hospitalários e Teutônicos preferiram aproximar-se do sultão de Cairo.

Em Setembro de 1239, o que a História chamou de “Cruzada dos Franceses” desembarcou em Acre. Pobremente liderada pelo Conde de Champagne Thibaut IV e alguns outros Cavaleiros extremamente famosos, os Cruzados não tomariam conselhos de nenhum dos Mestres das Ordens nem dos Lordes dos Estados Latinos.

Em Setembro, essa cruzada foi aniquilada pelas forças Muçulmanas. Templários, Hospitalários e Teutônicos, que se recusaram a fazer parte da loucura conquistadora desses cruzados Franceses, puderam somente recuperar poucos sobreviventes e abrigá-los em Acre.

Armand De Perigord conseguiu obter uma trégua com o Sultão de Damasco, e os Hospitalários, com o Sultão do Egito.

Em 1244, o Sultão de Damasco pediu a ajuda dos Templários para repelir os Kharismians, uma tribo originária da Ásia Menor, empurrada à Síria devido à invasão Mongol.

Em Outubro de 1244, Templários, Hospitalários e os Teutônicos, por fim reconciliados, e o Sultão de Damasco lutaram bravamente, próximo à cidade de La Forbie, contra os exércitos aliados do Sultão do Cairo e dos Kharismians.

Em 18 de Outubro, a coalizão Franco-Muçulmana é derrotada. Mais de 30.000 mortos para ambos os lados espalham-se no campo de batalha. Armand De Perigord é um dos poucos Cavaleiros capturados. Só aproximadamente 30 Templários e Hospitalários sucederiam em juntar-se em Ascalon, ainda em mãos Cristãs.

Alguns historiadores citam que Armand De Perigon foi morto nessa batalha próxima a La Forbie, o mesmo para o Mestre dos Hospitalários. Alguns outros historiadores, por outro lado, mencionam que ele foi capturado e morreu em cativeiro em 1247. Apesar disso, Guillaume de Sonnac aparece como Mestre do Templo somente em 1247, e não antes disso.