Fernando Pessoa - Mapa Astral
Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.
É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um “legado da língua portuguesa ao mundo”.
Por ter crescido na África do Sul, para onde foi aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa aprendeu a ler e escrever na língua inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.
Durante uma vida discreta, trabalhou em Jornalismo, em Publicidade, no Comércio, ao mesmo tempo que compunha a sua obra literária. Como poeta, desdobrou-se em diversas personagens conhecidas como heterônimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um “drama em gente”.
Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: “I know not what tomorrow will bring… ” (“Não sei o que o amanhã trará”).
O Mapa de Fernando Pessoa não poderia ser diferente: Sol, Vênus, Netuno e Plutão em Gêmeos, o signo da comunicação, na casa 8 (casa que lida com magia); Lua em Leão, próxima do Meio do Céu; Saturno e Caput Draconis em Leão-Câncer ; Mercúrio em câncer e um pouco de ocultismo (ascendente e Júpiter em escorpião-sagitário, na casa 1 – Rei de Bastões na casa do Autoconhecimento).
Começando pelo básico: Sol em Gêmeos na casa 08, Lua em Leão (em conjunção ao MC), Ascendente em Escorpião, Caput Draconis em Leão-Câncer (Cavaleiro de Bastões). Os dois Planetas mais fortes do Mapa são Plutão em Gêmeos (“Se você for capaz de expressar esta influência coletiva de forma pessoal, terá grande interesse em compreender a natureza da mente e a maneira como as pessoas se comunicam”) e Saturno em Leão-Câncer (a energia do Buscador espiritual, ligada com a responsabilidade de saturno), ambos com 7 Aspectações cada.
Temos, então, uma pessoa com facilidade para comunicação, que domina o uso das palavras e alguém voltado para a busca espiritual de maneira bem séria e dedicada. Sua Verdadeira Vontade estava relacionada com as palavras, em expressar idéias, em se colocar na visão do outro. Tudo isso imerso em uma procura espiritual e profundo conhecimento de como estes mecanismos se manifestam.
Mercúrio em Câncer auxilia na imaginação (a mistura do pensamento racional lado-a-lado com a imaginação emotiva canceriana), Marte e Urano em Libra trazem a energia de se colocar no lugar do outro (Marte aborda aspectos de luta/gasto de energia enquanto Urano engloba uma consciência do coletivo – estaria relacionado diretamente com suas dezenas de heterônimos?).
Ter Saturno (Planeta que representa a responsabilidade) reforçando o Caput Draconis nas energias de Buscador Espiritual é um bom indicador que ele desceu ao Planeta para auxiliar as Ordens Iniciáticas que esteve ligado. Engraçado que ele devia ter bastante noção disto, pois fez mais de 1000 mapas Astrais para amigos e conhecidos durante a vida. Para os leigos, ignorantes e céticos, capaz deles o colocarem junto com os “charlatões do amor”, mas para quem conhece a vertente ocultista dele, é muito provável que tenha auxiliado estas pessoas a buscar a Verdadeira Vontade delas, de maneira análoga a que eu faço aqui no Blog com o projeto de Hospitalaria/Mapas. Imagina uma interpretação do seu mapa feita pelo Fernando Pessoa?