Ghirlandaio
Domenico Ghirlandaio (1449 – 11 de Janeiro de 1494, Florença, Itália) foi um pintor renascentista italiano contemporâneo de Sandro Botticelli e Filippino Lippi. Formou toda uma geração de excelentes artistas. Michelangelo foi um dos seus aprendizes.
Seu nome completo era Domenico di Tommaso Curradi di Doffo Bigordi. Seu nome artístico deriva de seu apelido: Il Ghirlandaio (o fabricante de guirlandas). Foi aprendiz de Alessio Baldovinetti no estudo da pintura e do mosaico.
Trabalhou em Florença, em obras no Palazzo Vecchio, e em Roma, onde criou, para o Papa Sisto IV, um afresco para a Capela Sistina, chamado Cristo chamando Pedro, André e seus Apóstolos. Suas outras obras em Roma estão perdidas. Na Toscana, sua obra mais famosa é uma série de afrescos para a Igreja de Santa Maria Novella, na capela da Família Ricci. A série retrata a vida da Madonna e de São João Batista, com vários detalhes de cenas históricas, uma especialidade de Ghirlandaio.
Um dos grandes legados de Ghirlandaio foi ter sido um dos primeiros professores de Michelangelo. Outro aprendiz famoso foi Francesco Granacci.