História da Maçonaria-0501-1000
From Wiki
Jump to navigationJump to search
- 643 - O rei lombardo Rotaris (governou entre 636-652), confirma por édito aos Magistri Comacini, privilégios especiais. Os Mestres Comacinos são considerados o elo perdido da maçonaria, mas não existe nenhuma evidencia documental. A Ordem foi fundada nas ruínas do Colégio Romano de Arquitetos e, na queda do Império Romano (478), refugiaram-se na ilha fortificada de Comacino, no Lago Como. Os Comacinos eram arquitetos livres, celebravam contratos e não estavam submetidos a tutelagem nem da Igreja e nem dos senhores feudais. O nome de Mestres Comacinos não derivaria do nome da cidade Como, porque seus habitantes são chamados Comensis ou Comanus; o nome de comacinos significaria C\ M\ e também, existe o nome de comanachus (comp\monge) sem referencia a cidade de Como.
- 674 - Na inauguração da Igreja de Wearmouth, nas Ilhas britânicas, construída pelo Comacinos, foi emitido um documento de apresentação com palavras e frases do Édito de 643 do rei lombardo Rotaris.
- 712 ou 817 - Por uma pedra gravada neste ano, sabe-se que a Guilda Comacina estava constituída por Mestres e Discípulos, obedeciam a um Grão Mestre ou Gastaldo, chamavam Lojas a seus locais de reunião, tinham juramentos, toques e palavras de passe, usavam aventais brancos e luvas, seus emblemas tinham esquadro, compasso, nível, prumo, arco, no de Salomão e corda sem fim e reverenciavam os 4 Mártires Coroados.
- 899 - Durante o reinado progressista e cultural de Alfredo O Grande da Inglaterra (849-899), a corporação maçônica se estabelece sob formas mais regulares. A corporação dividiu-se em reuniões parciais denominadas lojas, dependendo todas de um poder central (hoje conhecida como G\ L\) com sede em York, sendo o objetivo principal a construção de edifícios públicos e catedrais.
- 924 - Quase todas as antigas Obrigações estabelecem a aparição da Maçonaria Moderna na Inglaterra sob o reinado de Athelstan (895-940), neto de Alfredo O Grande. Athelstan foi um prudente legislador que trouxe paz ao pais, construindo muitas Igrejas e castelos. Acredita-se que convocou uma reunião de maçons para estudar leis, regras e preços.
- 926 - A Segunda Assembléia da Fraternidade, conhecida pelas Tradições, foi convocada pelo Príncipe Edwin, irmão ou médio irmão do rei Athelstan, na cidade de York. Nesta Assembléia, conhecida também como Convento Maçônico de York, nasceram as Constituições Góticas com 15 artigos ; estas Assembléias continuaram por muitos séculos. A Antiga Constituição de York ou Constituição Legal das Lojas maçônicas da Inglaterra, conforme original em latim que se conserva na G\ L\ de York, tem 3 partes, sendo um preâmbulo em forma de oração, uma sumaria historia da arte de construir e os Estatutos da Loja com 16 artigos. Conforme outros autores, a data da Assembléia teria sido em 936. A Constituição Gótica foi utilizada como fonte por James Anderson na sua Constituição de 1723.