Homenagem a Gilberto Fernandes
Meus queridos irmãos, é com grande pesar que anuncio que faleceu dia 16 de julho, aos 75 anos de idade, o ator, comediante, produtor e redator brasileiro Gilberto Fernandes.
Conhecido como Gibe, ele ficou famoso na década de 1980 ao interpretar o Papai Papudo no programa do palhaço Bozo, no SBT.
A partir da década de 1990 passou a trabalhar como redator e ator das câmeras escondidas do programa dominical Silvio Santos, atuando nas mais clássicas versões, sendo, juntamente com Ivo Holanda, Ruth Romcy e Carlinhos Aguiar, os mais lembrados pelo público.
O que poucos sabem é que o saudoso artista, muito lembrado pela criançada da década de 80, era Maçom da centenária A.: R.: L.: S.: Salomão n.º 21, célebre Oficina que sem qualquer sentido pejorativo é conhecida como a “Loja dos Palhaços”, pois funcionando às segundas-feiras, atraiu para seu Quadro muitos artistas, os quais tinham seu descaso naquele dia da semana.
Havia um consenso, como ainda hoje, de que tais artistas vivem para trazer alegria para as pessoas, tornando a vida mais amena, e no caso dos Maçons artistas, eles levavam para todo o Brasil e para o exterior a arte, a alegria e os conhecimentos maçônicos, tendo a Loja Salomão se tornado muito conhecida através daqueles IIr:.
Inicialmente vieram artistas circenses, inclusive proprietários de circo, sendo que um dos primeiro artistas a realizar um salto mortal duplo foi o Ir:. Mario Sabino Campioli que foi o famoso Palhaço Quero-quero, tendo sido também acrobata, saltador e trapezista. Do mesmo modo, o Ir:. Eduardo Temperani foi o 1º Homem-Bala no Brasil. O Ir:. Carlos Angel Lopes, que também foi Palhaço, tinha como número principal na vida artística, o de tocar violino plantando bananeira. O famoso Palhaço Carequinha era Maçom, Gr:. 33, e pertencia a uma Loja de Niterói, mas trabalhava com dois outros Palhaços que eram IIr:. da Loja Salomão, o Ir:. Frederico Viola, Gr:. 33, Palhaço Fred e o Ir:. Aymoré Pery, Palhaço Zumbi.
Aos artistas circenses sucederam os artistas de rádio e teatro. Essa plêiade cumpria os Rituais com interpretação magistral. As cerimônias de Iniciação, Elevação e Exaltação, na Loja Salomão eram concorridíssimas, com a presença de grande número de visitantes que apreciavam o cunho de realidade impregnado naquelas Sessões. Por isso a Loja passou a ser chamada de “Loja Escola”, que perdura até a presente data, pois ainda mantêm em seus Quadros alguns artistas e além disso, prima pela manutenção daqueles elevados padrões de outrora.
Assim, aproveitando o ensejo para ressaltar a história desta centenária Oficina, expressamos nossas condolências pela perda que muito nos entristece.,