Imagem oculta no quadro da Última Ceia

From Wiki
Jump to navigationJump to search
Santa Ceia, de Leonardo DaVinci

Técnico descobre imagem oculta no quadro da Última Ceia

Um técnico de informática italiano afirma ter descoberto outra imagem oculta dentro do quadro A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, no qual apareceriam diversas figuras – entre elas, um templário e a Virgem Maria.

Pesci Slavisa, 36 anos, notou algo estranho no quadro enquanto folheava uma revista. Ele decidiu escanear a imagem e imprimi-la em um papel translúcido. Depois, o técnico a colocou de novo sobre o quadro original e descobriu “um novo desenho, com outras imagens”, explicou, nesta quarta-feira, durante uma entrevista coletiva em Milão.

Slavisa, natural de Mântua, no norte da Itália, explicou que, na parte direita do quadro, aparece um templário e, no centro, a figura da Virgem Maria. “Há uma coincidência de pontos que acho que não podem ser fruto de uma casualidade, mas um cálculo preciso de Leonardo”, disse.

Slavisa afirmou que não sabe explicar qual pode ser o significado de sua descoberta, que, segundo ele, deve ser dado pelos “críticos e estudiosos da arte”.

O técnico repetiu o mesmo processo com outras obras de Leonardo da Vinci, inclusive com um auto-retrato, e disse que também descobriu uma nova imagem no quadro. “Leonardo se divertia escondendo outras imagens em suas pinturas” afirmou. Slavisa ressaltou que o que ele apresentou agora foi notado por acaso, “algo que todos podem verificar de uma maneira muito simples”.

O técnico afirmou que não é um fã de Dan Brown – autor de O Código Da Vinci -, nem um aficionado pelo pintor. Ele ressaltou, ainda, que um amigo o convenceu a patentear a descoberta antes de divulgá-la.

No entanto, o crítico de arte e assessor cultural de Milão Vittorio Sgarbi, qualificou as novas informações de “pura invenção”. Sgarbi alegou que é impossível que haja no famoso quadro de Leonardo “desenhos de pessoas diferentes das que podem ser vistas”.

fonte: Terra


São Filipe e bebê
São Simão
Jesus e o Santo Graal

Eu, como teórico da conspiração, discordo totalmente de Vittorio Sgarbi e decidi mostrar aos irmãos do Sedentário um pouco da genialidade de Leonardo, em uma demonstração simples que qualquer pessoa pode fazer em casa com um Photoshop: Lembrando sempre que Leonardo adorava escrever da direita para a esquerda e colocar imagens e textos em seus diários que só podiam ser interpretadas usando um espelho, portanto não é de se estranhar que ele tenha trazido algumas destas brincadeiras para suas telas.

Faça da seguinte maneira:

  • 1 – copie e cole a imagem da Santa Ceia em outra Layer.
  • 2 – Inverta a imagem (flip horizontal)
  • 3 – sobreponha a layer sobre a imagem original utilizando a ferramenta “hard light” com 50% de transparência.

O resultado será o seguinte, entre outras curiosidades:

  • São Filipe aparece carregando um bebê em seus braços. As lendas templárias dizem que, após Jesus ter sido retirado vivo da cruz, seus apóstolos precisaram levar Maria Madalena e seu filho em segurança para o Egito e São Filipe foi um dos que a acompanhou nesta viagem.
  • São Simão, o Zelote, aparece vestido como um Cavaleiro Templário, com capa e túnica. São Simão, como Zelote, foi um dos que auxiliou na revolta dos Judeus contra os romanos, anos após a retirada de Jesus e sua família em segurança de Jerusalém. Uma grande homenagem de Leonardo!
  • Jesus, refletido, aparece mostrando o famoso “Sagrado Coração de Jesus”, alegoria muito conhecida dentro das Ordens Rosacruzes, da qual Leonardo também fazia parte, representando o Santo Graal. Discretamente, uma taça azul também pode ser vista logo abaixo do coração de Jesus. Compare com a imagem tradicionalmente conhecida no catolicismo e tire suas próprias conclusões.
  • Por último, Leonardo, que nasceu em 15 de abril (Ariano) se coloca entre as imagens refletidas de São Simão, que representa Áries nos signos do Zodíaco nesta tela.

Links Externos

  • [1] - Post original no Sedentario.org
  • [2] - Vídeo a respeito da Santa Ceia.
  • [3] - Texto em PDF no scribd.com