Imbolc

From Wiki
Jump to navigationJump to search
Os Sabbats
  • Hemisfério Sul: 01 de Agosto.
  • Hemisfério Norte: 02 de Fevereiro.

A Palavra Imbolc significa “no leite” e marcava o período de lactação das ovelhas e gados na Europa. Era o momento mais frio do ano onde não existia mais lenha disponível para as fogueiras, tão comuns nas celebrações dos Sabbats maiores. Elas então tomavam forma nas procissões de velas, que percorriam o arado para purificar a terra para o plantio das novas sementes. Este também era o dia consagrado à Brigit, a Deusa celta do fogo, lar e família. Ela também era uma Deusa da cura e fertilidade.

As muitas velas representavam o poder e a luz do sol que se aproximava com a chegada da primavera. Um costume tradicional deste Sabbat é colher um ramo verde e deixá-lo pendurado em algum lugar dentro de casa para abençoá-la com novas energias. Imbolc é o festival que celebra a luz nas trevas. É o momento ideal de banirmos nossos remorsos, culpas e planejarmos o futuro. A Deusa está cuidando de seu bebê, a Criança do Sol (o Deus).

Ela e seu filho afastam o inverno e o Deus cresce forte e poderoso. Nessa celebração a Deusa Brigit, Senhora do Fogo, da vida e do conhecimento era honrada e todos agradeciam por Ela ter mantido o Fogo das lareiras aceso durante as noites escuras e frias do inverno.

Tema do Sabbat

Este é o Sabbat que honra a Deusa como a noiva que espera o retorno do Deus Sol. Na Irlanda é um dia especial para honrar a Deusa Brigit em seu aspecto de noiva. Os Celtas revestiam pequenas bonecas de pano com grãos e as fixavam em um lugar de honra dentro das casas como, por exemplo, em seus altares ou sobre as lareiras. Normalmente, elas eram colocadas em berços chamados de Camas de Noiva, símbolos de fertilidade.

O Ritual

Material necessário para a realização do Sabbat:

  • 1 vassoura de palha
  • 1 caldeirão Álcool
  • Velas vermelhas
  • 1 Pote com sal
  • Incensos de mirra
  • 1 vela preta, 1 branca, 1 vermelha
  • O bastão mágico
  • 1 pequena boneca de tecido recheada com manjericão
  • 1 taça com vinho
  • 1 Estaca de madeira

Procedimento

Separe algumas velas vermelhas, espalhe os incensos e o resto das velas por todo local onde será realizado o Sabbat. Acenda as velas e os incensos. Coloque o caldeirão no meio do Círculo e despeje o álcool dentro do mesmo. Acenda o caldeirão cuidadosamente com uma das velas.

Disponha então, as velas preta, vermelha e branca em forma de triângulo sobre o altar. Coloque a boneca no meio do triângulo de velas e o cálice com vinho abaixo da boneca. Acenda as 3 velas. Lance o Círculo Mágico de maneira normal. Comece então a varrer o Círculo energeticamente, sem que a vassoura toque o chão. Na realidade você vai varrer o ar, pois a vassoura deve ficar um pouco acima do solo. Diga:

“Grande Deusa em seu nome eu limpo e varro este Círculo para que todas as energias maléficas sejam afastadas. Que sejam varridas deste Círculo a mágoa, o ódio, o rancor, insatisfações, obstáculos e dificuldades de minha vida. Em seu nome eu abro caminho e abençôo este lugar. Que assim seja e que assim se faça”

Pegue o sal e comece a despejá-lo em volta do Círculo, dizendo:

“Com o sal eu consagro, com o sal eu purifico, com o sal eu abençôo este Círculo”

Segure o bastão com a sua mão de poder (a mão que você escreve) e comece à andar em volta do Círculo no sentido horário, elevando o bastão acima de sua cabeça, então diga:

“Brigit, Senhora do fogo, venha presenciar esta cerimônia. Oh, Deusa da poesia e da inspiração, Druidesa encantada da Lua Cheia. Senhora que cura e guerreia, Grande Mãe da beleza de todas as coisas da Terra, Senhora do fogo primaveril, abençoada seja você Deusa Tríplice, Senhora de amor e sabedoria”

Coloque o bastão novamente sobre o altar. Pegue a Estaca e vá até o caldeirão, bata firmemente por 3 vezes a base da Estaca no chão e então diga:

“Que ele venha das montanhas, vales, bosques e prados. Oh, Senhor de todos os animais, venha grande fecundador do universo. Deus que ilumina e traz vida, regente dos céus e das estrelas, Galhudo das florestas, Senhor de tudo que existe e do que há de vir. Venha iluminar o mundo. Que o caminho seja aberto e que a Primavera possa passar. Sem a primavera não haverá o nascimento da luz, sem a luz não haverá fertilidade sobre a Terra. Abençoado seja você, Senhor da fartura e da prosperidade”

Coloque a Estaca atrás do altar. Eleve a boneca aos céus e diga:

“Que neste dia, a luz da Deusa e sua benevolência chegue a todos” Encaixe a boneca na forquilha da Estaca, dizendo: “Brigit chegou, seja bem vinda. Brigit chegou, seja abençoada. Brigit chegou, seja bem amada”

Comece a andar em volta do caldeirão, dizendo sem parar:

“A luz da inspiração vai crescer, pois Brigit traz vida a cada amanhecer”

Dirija-se até o altar, olhe fixamente para a boneca, eleve suas mãos aos céus e diga:

“Que a união de Brigit e do Deus tragam prosperidade à Terra”

Pegue as velas vermelhas que não foram acesas e que separadas no início do Sabbat e sopre 3 vezes seguidas sobre elas e diga: “Que pela força deste sopro mágico, a energia dos Deuses Antigos seja transmitida a estes símbolos de iluminação. Que estas velas possam ajudar todos aqueles que delas fizerem uso”. Pegue o cálice de vinho e dirija-se até o caldeirão. Beba 3 goles de vinho e diga:

“Pelo poder do 3 vezes o 3 eu bebo este líquido mágico em nome de todos os Deuses Antigos”

Derrame um pouco do vinho no interior do caldeirão, dizendo: “Que a Terra seja fortalecida, oh Senhora da Lua de Prata e Deus dos Caminhos. Esta libação é feita por vós e em vossos nomes. Que assim seja e que assim se faça” Destrace o Círculo Mágico.

Sabbats

Samhain - Yule - Imbolc - Ostara - Beltane - Litha - Lammas - Mabon

Referências

  • "Wicca para Todos", de Claudiney Pietro.