John Dee - Mapa Astral

From Wiki
Jump to navigationJump to search
Mapa

John Dee (Londres, 13 de julho de 1527 – Richmond upon Thames, 1608 ou 1609) foi um matemático , astrônomo, astrólogo, geógrafo e conselheiro particular da rainha Elizabeth I. Devotou também grande parte de sua vida à alquimia, adivinhação, e à filosofia hermética.

Dee perscrutou os mundos da ciência e da magia.Um dos homens mais instruídos de seu tempo, já lecionava na Universidade de Paris antes de completar trinta anos. Era um divulgador entusiasmado da matemática, um astrônomo respeitado e um perito em navegação, treinando muitos daqueles que conduziriam as viagens exploratórias da Inglaterra.Ao mesmo tempo, estava profundamente imerso na filosofia hermética e na chamada magia angélica e devotou a última terça parte de sua vida quase que exclusivamente a este tipo de estudo. Para Dee e para muitos de seus contemporâneos, estas atividades não eram contraditórias, mas aspectos de uma visão consistente do mundo.

Mapa Astral

Com Sol e Júpiter em Câncer; Lua em Virgem; Marte e Ascendente em Escorpião, Urano em Gêmeos (seu planeta mais forte, com 6 Aspectações) e Netuno em Peixes, o Mapa Astral de John Dee indica alguém com criatividade e imaginação acima da média, dedicado, estremamente metódico e com muita facilidade para trabalhar com poder.

A imaginação sempre foi uma das maiores, senão a maior, ferramenta para um mago. Sem a capacidade de visualização e construção mental de objetos, todas as chaves para se trabalhar com os símbolos magísticos ficam comprometidas; John Dee possuía Mercúrio cravado na divisa entre Gêmeos-Câncer, facilitando a sua mente o acesso tanto aos símbolos quanto às emoções. Marte em Escorpião indica facilidade para se lidar com magia e poder; na Casa 1 facilita esta energia para ser focada no autoconhecimento.

Some-se a esta mente criativa a organização e metodologia de alguém com Lua em Virgem e temos uma base sólida para um sistema completo de Magia, o Enochiano (ou a linguagem dos anjos). Com esta facilidade para se trabalhar com símbolos, Dee poderia ter sido também matemático, astrônomo, físico ou ter qualquer profissão que lidasse com criatividade e precisão (e, de fato, Dee é reconhecido na ciência ortodoxa apenas pelos seus feitos como matemático e cartógrafo na Corte da Rainha Elizabeth. Sua biblioteca era a maior de toda a Europa no período em que viveu).