Monteiro Lobato - Mapa Astral
José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948) foi maçom e um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX.
Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).
O mapa de Monteiro Lobato é muito interessante para explicar um dos erros mais comuns dos horóscopos de jornal em relação às pessoas. De acordo com os jornais, Monteiro seria um “Ariano” mas, ao observarmos o mapa dele, constatamos que, com Lua, Vênus, Júpiter, Saturno, Netuno e Plutão em Touro, fica evidente que ele possuía bem mais energias taurinas do que arianas. Em uma análise mais profunda, veremos que o Mapa contém as energias muito fortes de Áries, Touro e Gêmeos combinadas.
Monteiro Lobato possuía o Sol em Áries-Touro (o empreendedor), aliado ao Mercúrio em Áries (o gosto pelo moderno e tecnológico, pensamento à frente de seu tempo). Com tanta energia em touro, as pessoas poderiam se perguntar por quê ele não se tornou ateu… a explicação do mapa é que todas estas energias se manifestavam na Casa 12 (Peixes) e, por ser maçom, Monteiro teve contato com toda a filosofia hermética e espiritualista da Maçonaria… eu vivo dizendo que a única diferença entre um cético e um ocultista é que o ocultista teve acesso a mais informações, e foi o caso dele. Acompanhando toda a sua trajetória de vida, podemos ver que, em paralelo a ser um escritor, Lobato era um empresário absurdamente bem sucedido, que ergueu praticamente um império, possuíndo até uma companhia de petróleo.
Sua vocação para as letras vem do Ascendente em Gêmeos e de Júpiter e Plutão em Touro-Gêmeos (Rei de Espadas… o senhor das palavras, que consegue pesquisar e estudar geminianamente muitas coisas diferentes com a profundidade taurina). Desta combinação surge um advogado-empreendedor-escritor multiclass. O toque criativo em seus textos vem da influência de Marte em Câncer, o fogo emocional, que ele direcionou para a forma de narrativa de seus textos e contos.