Mutável

From Wiki
Jump to navigationJump to search

São quatro, como os cardinais e os fixos, perfazendo os doze da roda zodiacal. Gêmeos (ar), Virgem (terra), Sagitário (fogo) e Peixes (água) – um de cada elemento. Os signos cardinais iniciam uma ação, os fixos a estabilizam e os mutáveis alteram o que foi estabilizado. São flexíveis, comunicadores, disseminadores de uma experiência; fazem a transição para uma nova fase, para um novo início. Facilitam as mudanças e são extremamente versáteis, cada um do seu jeito. Contornam os obstáculos que aparecem e têm sempre uma solução diferente para o mesmo problema.

À versatilidade somam a criatividade que parece não ter limites; só acham graça no que pode ser feito de várias formas e, para isso, precisam de espaço e de autonomia para agir. É claro que são criativos e a inteligência... bem, aí não dá nem para comentar. Qualquer limitação – Virgem substitui essa palavra por "crítica" – causa desconforto. Basta observar uma pessoa desses signos para constatar a informação. Se tudo é dinâmico – o tempo todo –, são os que melhor aceitam as mudanças, não importa a idade; maiores ou menores, elas são vistas como sinais de normalidade.

A agitação é constante. Nativos dos signos mutáveis são pouco reflexivos, mas ávidos por conhecimento, não importa a forma de adquiri-lo. O interesse por qualquer coisa muda facilmente; captam tudo o que ocorre ao redor, mas são muito dispersivos e precisam de estímulo constante. Excelentes comunicadores, nunca ficam sem ter o que falar e são naturalmente bem-informados; qualquer piada, caso ou relato ganha um colorido diferente e fica muito mais interessante quando transmitido por eles. O comportamento é harmonioso, voltado à coexistência e evitando os confrontos naturalmente; mantêm uma imagem simpática e nunca são impositivos, embora o tato – mais pela rapidez mental do que por agressividade – lhes falte com muita freqüência.

Não são autoritários ao falar, embora possam se expressar entusiasticamente – e a imagem de geminianos e sagitarianos é um ótimo exemplo. Defendem o que pensam com convicção, muitas vezes com gestos largos e mil adjetivos... Esquivam-se, como virginianos e piscianos, diante de uma opinião expressa de forma mais veemente, mas não se deixam convencer por ela tão facilmente quanto se imagina. Ainda assim, ponderam, aceitam e questionam mais o que lhes é dito e, quase sempre, concluem antes que uma frase tenha sido terminada.

Permanecem pouco tempo em uma só direção; a energia mutável está sempre presente, o que pode ser um problema, já que elaboram inúmeros planos e não têm, muitas vezes, a persistência necessária para ver os seus resultados. Assimilam tudo com facilidade e têm uma curiosidade que parece ilimitada, mas ouvem pouco, tiram conclusões apressadas e são pouco reflexivos. Podem ignorar problemas reais – Sagitário e Peixes ilustram bem isso – ou se iludirem achando que já estão resolvidos e partir para uma nova experiência em seguida.

Não é fácil definir as pessoas desses signos; além da facilidade de adaptação, o desejo de servir aos outros é uma característica que todas têm, embora não seja reconhecida por muitos. Cativam com um comportamento que é despojado – a disponibilidade aparece em cada gesto – e parecem mais preocupadas com o que acontece no momento; dessa forma, não transmitem as preocupações que têm com o futuro e nem superdimensionam os problemas.

Virgem é o mais realista; lida com a rotina – para os outros ela é incômoda – mas, mesmo assim, pode ser pouco previdente em relação ao que a idade lhe reserva. Virginianos podem ganhar dinheiro facilmente, mas não são bons poupadores; espertos, ativos, intuitivos e despreocupados com planejamentos rígidos, parecem estar sempre onde as coisas estão acontecendo e muitas oportunidades são aproveitadas nessas situações. Uma fé inabalável no fato de que tudo tem solução – e acaba tendo mesmo – faz com que não se detenham em um obstáculo por muito tempo; são auto-indulgentes, pouco ambiciosos, preocupados sempre com o contato com as pessoas. A necessidade de transmitir o que aprenderam ou o que sabem é evidente em qualquer conversa com eles. São pouco preconceituosos e a mente parece sempre divagando em busca do que aprender. Virgem, o signo mutável do elemento terra, testa tudo praticamente, organiza, sintetiza, aperfeiçoa...

Costumam fazer o máximo do que têm nas mãos em face da versatilidade, comum a todos; a superficialidade, a indecisão, a inconstância, a inquietação, a irritação e o nervosismo mesclam-se a todas as outras características que lhes abrem tantas portas. Mas já deu para perceber que, se quiserem, podem transformá-las, sem dúvida alguma.