Papa Urbano IV
O Papa Urbano IV, nascido como Jacques Pantaléon (Troyes, c. 1195 - Perúgia, 15 de agosto de 1264) foi Papa de 29 de agosto de 1261 ate a data da sua morte. Era filho de um sapateiro de Troyes, em França. Estudou teologia e direito civil em Paris, antes de se tornar bispo de Verdun. Foi encarregado de várias missões pelo Papa Inocêncio IV, e foi nomeado Patriarca Latino de Jerusalém pelo Papa Alexandre IV.
Encontrava-se em Viterbo, onde procurava ajudar os Cristãos perseguidos no oriente, quando Alexandre morreu. Depois de sede vacante por três meses, Pantaléon foi escolhido para o suceder, a 29 de Agosto de 1261, adoptando o nome de Urbano.
Como Papa, empenhou-se, sem sucesso, levantar uma nova cruzada, em nome da sua antiga diocese de Jerusalém. Nos assuntos domésticos da Santa Sé, os problemas principais do seu pontificado estiveram relacionados com as reclamações à coroa das Duas Sicílias. Antes da chegada de Carlos de Anjou, o candidato por ele favorecido, Urbano morreria em Perúgia, a 15 de Agosto de 1264. A festividade do Corpus Christi ("Corpo de Deus") foi instituído também por este papa, no ano da sua morte.
Linha
Precedido por Papa Alexandre IV
Sucedido por Papa Clemente IV