Referências do Teoria da Conspiração
Sempre que eu coloco qualquer matéria aqui no Blog, ou principalmente no Sedentário, aparece alguém querendo saber quais as referências. Para acabar de vez com este problema, colocarei neste post todos os livros que utilizo em minhas pesquisas.
Pronto. Isto é o máximo de referências que eu passo… Nos últimos dez anos eu peguei algumas birras em relação à referências. Quando estava escrevendo a Enciclopédia de Mitologia, tive o saco de referenciar 7.200 verbetes, linha por linha, durante 10 anos. O resultado ficou um trabalho acadêmico de 1200 páginas que ninguém queria publicar, porque era caro e gigantesco demais… resolvi tirar as referências e transformar o livro em uma Enciclopédia voltada para o público leigo (com “módicas” 600 páginas).
Veja bem… literalmente METADE do livro eram referências, que pouquíssimas pessoas iriam realmente procurar… e decidi a partir de então guardar minhas referências para mim mesmo… quando o 8bits me chamou para escrever o TdC, eu avisei que escreveria o que quisesse e não prestaria contas de nada e ele topou. Claro que eu não sou mané… cada linha de texto do TdC possui referências, porque se eu precisar levar alguma briga com cético para um patamar mais elevado, eu sei até as páginas de qual livro eu peguei em cada coluna… eu apenas escolhi não publicá-las. Por que?
- Em primeiro lugar, para picareta não copiar o que eu escrevo em trabalhos acadêmicos (se alguém precisar de qualquer referência para trabalhos acadêmicos, é só entrar em contato e explicar o que está fazendo e que tipo de referências precisa que eu passo).
- Em segundo lugar, que este blog não foi feito para ensinar ninguém, mas para você ler aquilo que já estudou em algum lugar e ver se o que eu escrevo faz sentido e se bate com o que você acha sobre o assunto.
- Em terceiro lugar, para evitar a falácia de autoridade… meus leitores debatem com o que está escrito, não com quem escreveu. Você pode estar lendo textos baseados no que o Aleister Crowley escreveu, Eliphas Levi escreveu, Martinez de Pasqually escreveu… e também ter textos de autores completamente desconhecidos, sem que nenhum “peso” seja atribuído a nenhum deles (salvo quando é um texto kibado, ai claro que coloco as referências e autor do texto).
Na Bibliografia já temos uma lista com os livros básicos que eu recomendo a leitura, e a partir de agora, terei uma nova lista para indicar. A Editora Madras está patrocinando o TdC (quando souberam que o NING ia ser pago, para que continuássemos com o Projeto Mayhem, eles me deixaram montar uma livraria virtual e o dinheiro arrecadado com a venda dos livros servirá para bancar o site e o blog).
Dos 500 títulos que possuem, eu selecionei os que considero os 100 livros mais importantes, que estão na Sessão de Livros de Ocultismo da Loja de RPG, com desconto para os leitores do Blog, ou seja, não precisa perguntar se eu recomendo: eles já são escolhidos a dedo. Coloquem a página nos seus favoritos e aumentem a sua biblioteca esotérica.,