Virgem (astrologia)
- 6º Signo do Zodíaco - 23 de Agosto a 22 de Setembro
- Príncipio: Passivo
- Dia: Quarta feira
- Elemento: Terra, Mutável
- Pedra: Safira
- Parte do corpo: Abdomen e Intestino
- Metal: Mercúrio
- Estação do ano: Fim do Inverno (Hemisf. Sul)
- Côr: Verde-Amarelado, Branco ou Cores da Terra
- Planeta Regente: Mercúrio
- Incensos: Gardênia
Descrição
Virgem ou Virgo é o sexto signo astrológico do zodíaco, situado entre Leão e Libra e associado à constelação de Virgo. Seu símbolo é uma virgem. Forma com Touro e Capricórnio a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos, Sagitário e Peixes.
Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os virginianos são as pessoas nascidas entre 23 de agosto e 22 de setembro.
O signo de Virgem é regido por Mercúrio. Fisicamente, tem relação com o aparelho digestivo. Diz-se que sua natureza é feminina, o que o faz, portanto, mais reativo em sua energia. Como signo de Terra, tem ligação com as coisas materiais e com manifestações práticas, relacionadas com trabalho, com o corpo e com os princípios de organização. Como signo Mutável, é adaptável. Isso se manifesta na forma de talento para o detalhismo e a análise.
Os planetas neste signo se expressam de modo perfeccionista e dão origem a uma tendência tanto para a crítica quanto para a autocrítica. Existe um impulso para trabalhar arduamente e uma forte motivação para ser prestativo e útil aos outros. O princípio do trabalho é exaltado, havendo necessidade de organizar as pessoas socialmente em relação ao mesmo. Existe a tendência para analisar todas as coisas e para compartimentar a informação. A mente racional é dominante e poderia ser alcançado maior equilíbrio caso se pudesse cultivar a aptidão para dar largas à fantasia e aos impulsos irracionais.
Mitologia
Representava a deusa Istar, filha do céu e rainha das estrelas, símbolo da fertilidade. Era também a imagem de Deméter, deusa do trigo.