Sociedade Fabiana
A Sociedade Fabiana é uma organização política inglesa de esquerda, fundada no ano de 1884, por cientistas, escritores, políticos e intelectuais.
Seu nome é uma referência ao militar romano Fábio Máximo, dito Cunctator (o contemporizador), cuja cautela trouxe-lhe êxito mesmo contra exércitos mais poderosos. Entre seus fundadores, estão Sidney Webb, H.G. Wells, Margaret Sanger, Beatrice Webb, George Bernard Shaw, Graham Wallas, Bertrand Russell.
Os fabianistas eram tidos como socialistas utópicos, pois negavam a necessidade da luta de classe por parte do proletariado, bem como da revolução socialista. Segundo este pensamento, a transição do capitalismo para o socialismo se daria através de pequenas reformas e mudanças paulatinas na sociedade. Eles rejeitaram a doutrina política de Marx e acreditavam na implantação do socialismo por meio de programas de educação e propagação da ideologia. Suas armas eram panfletos, periódicos, livros, conferências, cursos, grupos de discussão, reunões e palestras.
A princípio tentaram influenciar os partidos Whig (Liberal) e Tory (Conservador), mas a seguir ajudaram a organizar o Comitê de Representação Trabalhista que em 1906 se transformou no Partido Trabalhista ao qual a Sociedade Fabiana se filiou posteriormente