Supernatural S1 - Episódios 17 a 22
17. Hell House (Casa do Inferno)
Sam e Dean vão investigar uma casa mal assombrada pelo fantasma de Mordecai, um homem que matou seus seis filhos durante a década de 1930. Os irmãos descobrem um site dedicado à lenda Mordecai publicam a historia de Mordecai, e assim, tudo que foi publicado lá, as pessoas acreditam. O fantasma é criado pela mente das pessoas.
Referência: Tulpa. Tulpa é uma entidade ou objeto que, segundo o budismo tibetano, pode ser criado unicamente pela força de vontade, envolvendo meditação, concentração e visualização intensas. Em outras palavras, a tulpa seria um pensamento tornado tão real pelo praticante que chegaria a assumir uma forma física, material. Para isso, seria necessário a energia de formas-pensamento de muitas pessoas durante muito tempo e de maneira muito intensa.
18. Something Wicked (Alguma Coisa Ruim)
Sam e Dean investigam uma pequena cidade de Wisconsin onde as crianças estão ficando em coma sem razão aparente. Os irmãos descobrem que é uma bruxa, uma ‘Shtriga’ e entra nos quartos das crianças e rouba sua “força vital”. Embora batalhem com a bruxa, Dean relembra passado um erro que quase custou a vida de Sam nas mãos da mesma bruxa, ela somente aparece durante à noite enquanto as crianças dormem. Assim, Dean e Sam tem que destruir a bruxa de qualquer jeito, antes que ela sugue tante energia e se torne imortal.
Referência: Striga. Na mitologia romana, o strigoi (plural e singular são idênticos) são a almas dos mortos que saem de suas tumbas durante a noite para aterrorizar a comunidade. Uma strigoaica (feminino) é uma bruxa. Estes nomes derivam de a striga, que significa “gritar” em latim, como em língua italiana strega significa “bruxa”. Derivam da palavra latina strix, que designa a uma pequena ave vampírica.
19. Provenance (Procedência)
Um jovem casal é assassinado em sua casa logo após a compra de uma antiga pintura de um retrato familiar de 1910. Após analisar a procedência da pintura, Sam e Dean descobrem que todos aqueles que já compraram a pintura foram assassinados e a corrida para descobrir como o retrato está causando a morte antes que ele possa escolher a sua próxima vítima.
Referência: Espíritos Obsessores. Após a morte, alguns espíritos permanecem presos a locais ou objetos por meio de grandes ligações emocionais egoístas (vingança, ciúme, desejo, ódio). Um avarento pode ficar próximo do seu tesouro, vigiando-o para que ninguém mais o gaste, mesmo anos depois de já ter desencarnado. Mães ciumentas permanecem ligadas à anéis de casamento, ex-maridos ou esposas que atrapalham a vida das novas companheiras, ex-inquilinos que não sabem que morreram e ainda se incomodam com a presença de “estranhos” na sua casa e assim por diante. São a origem da maioria dos problemas relacionados à espiritualidade: pessoas que não conseguem entender o ciclo de morte e reencarnação e que estão presas por sua própria mente ao Plano Material.
20. Dead Man’s Blood (Sangue do Morto)
Daniel Elkins, um caçador de vampiros e mentor de John, é assassinado, Sam e Dean são surpreendidos quando próprio John conta para resolver o caso. John descobre que os vampiros tomaram uma arma antiga, que tem o poder de matar todos os seres sobrenaturais. A família Winchester expõe para recuperar a arma do vampiros, para que possam utilizá-lo para matar o demônio que levou a mãe de Sam e Dean.
Referências. Vampiros e o sangue dos homens mortos: muitas lendas a respeito dos vampiros fala sobre envenená-los com o “sangue de uma pessoa morta”. A origem desta lenda está na própria essência dos vampiros (na realidade, obsessores). Um obsessor espiritual se alimenta do prana que consegue absorver de uma vítima, em muitos casos causando até anemia ou fraqueza corporal. Como o sangue é o principal veículo de condução do prana em nossos corpos, considera-se o sangue de qualquer animal que esteja fora do corpo por mais de 6 horas como destituído de energia vital e, portanto, inerte para entidades que se alimentam dessa essência vital.
Samuel Colt: Este inventor maçom revolucionou a indústria de armamentos ao criar um revólver de seis tiros que não precisava recarregar a cada disparo. A partir deste ponto, a guerra entre americanos e índios sofreu uma reviravolta, pois as armas dos brancos passaram a ser muito mais eficazes do que os arcos-e-flechas dos índios. Como Colt estava envolvido com Ordens secretas, nada mais justo do que escolhê-lo como artífice do Revólver capaz de matar demônios na ficção.
21. Salvation (Salvação)
Sam tem uma visão de uma família sendo atacada pelo mesmo demônio que matou sua mãe. Ele, Dean e John então, vão até Iowa, para salvar a família e finalmente matar o demônio usando a arma Colt. Mas Meg dá o aviso de que ela irá começar a matar seus amigos caso eles não devolvam a arma. John se encontra com Meg para devolver a arma, enquanto os garotos terão que lidar com o demônio.
Referências: Este é um episódio sem muitas novidades. Mostra apenas que a aparição dos demônios na série está vinculada a diversos tipos de Omens (Premonições) como seca de água, pestes e outras calamidades. Também fala sobre Água Benta, que é originária da Água Lustral dos ocultistas. A água Lustral era obtida apagando-se um tição ardente (da principal tocha utilizada em um ritual de celebração) em um vaso contendo água do mar (água com sal grosso). Mais tarde, a Igreja Católia a incorporou em seus rituais com algumas modificações. A água Lustral pode ser mergulhada em recipientes maiores e diluída, pelos mesmos princípios da homeopatia ou florais, já que o efeito astral causado pelo sal é o que vai afetar obsessores, não a água per se.
22. Devil’s Trap (Armadilha do Diabo)
Os irmãos fazem uma visita a um antigo amigo do pai deles, para reunir informações como capturar um demônio. Eles então descobrem que Meg é apenas uma garota comum possuída por um dos filhos do demônio que assassinou Mary. Após pensarem ter se livrado temporariamente do demônio, os três sofrem um terrível acidente que deixa o carro em péssimo estado, assim como eles.
Referências: O Círculo de captura que Sam e Dean utilizam para aprisionar Meg é uma versão criada pelos produtores do seriado, inspirada em uma mistura do Vault of the Adepti (usada em algumas Ordens Thelemicas) e do Hexagrama de Salomão, usado na goécia para aprisionar espíritos inferiores. O desenho usado no seriado não existe de verdade, mas é muito bem feito. O Ritual de exorcismo também não existe de verdade. Ele foi composto usando pedaços do Ecclesiasticus Filli Sirach com os textos de exorcismo do papa Leão XIII. O resultado é o seguinte:
“Regna terrae, cantate deo, psallite dominio… Tribuite virtutem deo. Exorcizamus te, omnis immundus spiritus, omnis satanica potestas, omnis incuriso infernalis adversarii, omnis legio, omnis congredatio et secta diabolica… Ergo… Perditionis venenum propinare. Vade, satana, inventor et magister omnis fallaciae. Hostis humanae salutis. Humiliare sub potenti manu dei. Contremisce et effuge. Invocato a nobis sancto et terribile nomine. Quem inferi tremunt… Ab insidis diaboli, libera nos, domine. Ut ecclesiam tuam secura tibi facias, libertate servire, te rogamus, audi nos. Ut inimicos sanctae ecclesiae humiliare digneris, to rogamus audi… Dominicos sanctae ecclesiae, terogamus audi nos, terribilis deus do sanctuario suo deus israhel. Lpse tribuite virtutem et fortitudinem plebi suae, benedictus deus, gloria patri…”