Toquinho - Mapa Astral
O apelido Toquinho foi dado por sua mãe e já aos quatorze anos. Toquinho começara a ter aulas de violão com Paulinho Nogueira. Estudou harmonia com Edgar Janulo, violão clássico com Isaías Sávio, orquestração com Léo Peracchi e Oscar Castro Neves.
Toquinho começou a se apresentar em colégios e faculdades e profissionalizando-se nos anos sessenta, em shows promovidos pelo radialista Walter Silva no teatro Paramount em São Paulo. Compôs com Chico Buarque sua segunda canção a ser gravada, Lua cheia. Em 1969 acompanha Chico à Itália, pais onde até hoje se apresenta regularmente.
Em 1970, compos, com Jorge Benjor, seu primeiro grande sucesso, Que Maravilha. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes o convida para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que iria durar onze anos, 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos. Entre as composições da parceria destacou-se a canção Aquarela. Após a morte de Vinicius, Toquinho seguiu em carreira solo.
No mapa de Toquinho, observa-se que ele utilizou as combinações de Câncer, Leão e Libra na maneira mais tradicional, como compositor musical. Seu Sol em Câncer na casa 3 (Comunicação com Emocional), Lua e Júpiter na Casa 6 (Trabalho) e Ascendente em Áries (liderança, dinamismo) fizeram com que produzisse uma quantidade muito grande de músicas e espetáculos. Júpiter em Libra é seu Planeta mais forte, com nada menos do que 8 Aspectações!