W. W. da Matta e Silva
Woodrow Wilson da Matta e Silva, mais conhecido como W. W. da Matta e Silva (Garanhuns, 28 de junho de 1917 — 17 de abril de 1988) foi um médium e escritor brasileiro.
Biografia
Nascido na cidade de Garanhuns, Estado de Pernambuco, Brasil, foi o maior teórico do Esoterismo da Umbanda Popular e o principal dos Grandes Mestres Fundadores da Umbanda Esotérica.
Na década de 1940, fundou a Tenda Umbandista Oriental (T.U.O.), em Itacuruçá, Estado do Rio de Janeiro, desta forma criando a primeira Escola Iniciática da Corrente Astral do Aumbhandan (Umbanda Esotérica).
Instruiu, preparou e iniciou centenas de médiuns, homens e mulheres, na Corrente Astral do Aumbhandan, e preparou muitos outros para liderarem agrupamentos religiosos que hoje se distribuem por todo território nacional, bem como por diversos países da Europa e das Américas.
De sua capacidade como escritor umbandista, assim afirmou o respeitado e saudoso Átila Nunes em seu artigo "Gira de Umbanda" de 8/10/1967: -"Devemos nos curvar respeitosamente diante de seu talento, de sua cultura, dos seus profundos conhecimentos da Umbanda como religião, como filosofia e como ciência."-
Seus ensinamentos deram origem à quatro Ordens Umbandistas Esotéricas :
- Ordem do Círculo Cruzado (1968) Fundada por seu discípulo Mestre Itaoman.
- Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (1977) Fundada pelo discípulo Mestre Arapiaga.
- Ordem Esotérica Olho do Mestre (1988) Fundada pelo discípulo Mestre Yassuamy.
- Ordem de Umbanda do Cruzeiro do Sul (1995) Fundada pelo "neto" de Yapacani, Mestre Thashamara.
Obras
Escreveu nove obras religiosas, publicadas com sucesso, em várias edições, sendo apreciadas e estudadas ainda hoje em dia. Abaixo, apresentamos a relação de seus livros publicados pela Livraria e Editora Freitas Bastos - Rio de Janeiro - Brasil : Umbanda de Todos Nós (1956); Umbanda - Sua Eterna Doutrina; Doutrina Secreta da Umbanda; Lições de Umbanda e Quimbanda na Palavra de um Preto-Velho; Mistérios e Práticas da Lei de Umbanda; Segredos da Magia de Umbanda e Quimbanda; Umbanda e o Poder da Mediunidade; Umbanda do Brasil; e, Candomblés na Umbanda.