História da Maçonaria
Cronologia dos fatos históricos relacionados à Maçonaria:
- História da Maçonaria-AC
- História da Maçonaria-0001-0500
- História da Maçonaria-0501-1000
- História da Maçonaria-1001-1300
- História da Maçonaria-1301-1400
- História da Maçonaria-1401-1500
- História da Maçonaria-1501-1600
- História da Maçonaria-1601-1700
- História da Maçonaria-1701-1800
- História da Maçonaria-1801-1900
- História da Maçonaria-1901-2000
AC
- 968 AC - No seu quarto ano de reinado, Salomão inicia a construção do Templo de Jerusalém, no Monte Moriah, no lugar que ocupava a eira de Ornã e Jebuseu, ponto que separava a tribo de Judá e de Benjamim.
- 960 AC - O Templo de Jerusalém é consagrado. A construção durou 7,5 anos.
- 925 AC -O Templo de Jerusalém é saqueado pelo faraó Sheshonq (ou Shishak ou Sesac I)
- 715 AC -O rei de Roma, Numa Pompilio (715-673 ac), funda os Collegia de artesãos que tiveram influência fundamental para as fraternidades e corporações da Idade Média, onde se procura o ponto de origem da Maçonaria. Plutarco somente cita 9 Collegia, entre os quais carpinteiros de obra grossa, mas não menciona os de pedreiros, explicado porque naquela época não existia a divisão do trabalho e nem a especialização. Provavelmente os Collegia já existiam e Numa Pompilio se limitou a autorizá-los. Entre os Collegia, e que foi o único que perdurou, estava o Collegia de Construtores integrado por obreiros fenícios dionisíacos. Este Collegia ocupava a retaguarda das legiões invasoras romanas, construindo caminhos, pontes, fortalezas e edifícios. Atuou durante séculos e, quando por razões políticas (veja 64 ac), dissolveu-se, muitos de seus obreiros refugiaram-se nos montes de Como, reaparecendo como os Magistri Comacini e defendendo a arte arquitetônica em Itália, França, Alemanha e Inglaterra.
- 598 ou 586 AC - O Templo de Jerusalém é destruído por Nabucodonosor II, rei de Assíria.
- 536 AC - Ciro, rei dos persas autoriza a re-edificação do Templo. A obra é executada por Zorobabel, príncipe de descendência direta de Davi (2o ano de retorno do cativeiro).
- 515 AC - No 6o ano do reinado de Dario I, rei dos persas, é concluída a reconstrução do Templo, sendo conhecido como 2o Templo ou Templo de Zorobabel. Tinha menos riquezas para não atrair a cobiça dos povos invasores. A Arca da Aliança já tinha desaparecido.
- 300 AC - Os arquitetos de Dionísio eram uma associação de homens de ciência que se distinguiam não somente pelo seu saber como porque eles se reconheciam por toques e sinais.
- 168 AC - Antioco Epifanes IV, rei da Síria (174-164 ac) saqueia e profana o Templo de Jerusalém, manda suspender os sacrifícios quotidianos e oferece carne de porco sobre o Altar e proíbe o culto a Jeová
- 165 AC - Judas Macabeu, judeu ortodoxo, restaura e purifica o Templo de Jerusalém, em defesa do nacionalismo judaico, frente as costumes helenizantes trazidas da Grécia.
- 64 AC - Conforme a Lei Julia, aprovada em 90 ac (Roma) são fechados os Collegia por considerar que poderiam ser convencidos a votar em determinado candidato, convertindo em instrumentos de corrupção política.
- 44 AC - Herodes, O Grande, rei da Galileia, reconstrui o Templo, que passa a ser conhecido como o Terceiro Templo ou Templo de Herodes. A construção começou no 18o ano do reinado de Herodes. O edifício principal demorou 1,5 anos e os átrios 8 anos, mas o resto da obra somente terminou no tempo de procurador Albino (62-64 dc)
1801-1900
- 1801
Jan 16 - Francisco II da Áustria, proíbe com leis rigorosas o funcionamento da maçonaria.
Mar 02 - Walter Scott, escritor inglês autor de Ivanhoe, é iniciado na Loja King David Nº 36, Edinburgh.
Mai 31 - Fundado em Charleston (USA), o primeiro Supremo Conselho do grau 33 e último do R\E\A\A\, do qual derivam todos os demais Corpos Maçônicos Escoceses, sendo este Conselho conhecido como o Mother Council. Charleston era um centro de emigrados franceses fugindo da perseguição contra os hugonotes. John Mitchell é eleito Soberano Grande Comendador e Frederico Dalcho é Soberano Grande Inspetor Geral.
- John Cole, maçom inglês, publica os desenhos de um conjunto de painéis no seu livro Illustrations of Masonry. Vários artistas, posteriormente, utilizaram os desenhos de Cole para modelos de Painéis.
- A Assembléia dos VV\ MM\ da G\ L\ de Hamburgo aprova os Rituais de Schrõder elaborados por uma Comissão presidida pelo Irmão Friedrich Ludwig Schrõder (1774-1816)
- Iniciação do Rev. George Oliver, considerado como o expoente mais representativo da tendência cristianizante da maçonaria inglesa.
- Fundada no Rio de Janeiro a Loja Reunião, filiada ao Oriente de Ile de France, sendo esta, outra primeira Loja regular estabelecida no Brasil. Funciona no Rito Moderno ou Francês. Esta Loja seria continuação da Loja União (veja 1800) que devido ao grande número de irmãos que a ela aderiram, foi reestruturada. (Fonte : José Castellani na A Verdade Abril 1982. Outra data : Julho 05 de 1802).
Mário Verçosa, Past G\ M\ da G\ L\ do Estado de Amazonas relaciona na História da Maçonaria de Marcelo Linhares, as primeiras 16 Lojas fundadas no Brasil.