Grant Morrison - Mapa Astral
Grant Morrison (nascido em Glasgow, Escócia, a 31 de janeiro de 1960) é um escritor de histórias em quadrinhos, autor de uma das minhas séries favoritas, “The Invisibles”. Ele é conhecido por seu experimentalismo e pela utilização das mais diversas referências culturais e contra-culturais em suas criações.
Não temos o horário, então fica faltando o ascendente e as casas, mas a análise básica dos principais planetas mostra como ele desenvolveu sua Verdadeira Vontade:
O Planeta mais importante do mapa de Grant é Netuno em Escorpião, com 7 aspectações:
Netuno esteve em Escorpião de 1793 a 1806 e novamente de 1955 a 1970. Houve nessas épocas um profundo despertar coletivo de impulsos emocionais ocultos, ativados em especial pela música popular e pela influência da mídia. Os temores mais profundos da humanidade se infiltraram até a superfície e as pessoas foram obrigadas a desenvolver novas atitudes em relação à morte e à destruição, um processo que, se por um lado enriqueceu a sociedade a nível espiritual, por outro criou uma certa histeria entre as massas.
Caso venha a canalizar essa influência coletiva de forma pessoal, terá uma profunda fascinação pelos assuntos sigilosos e tabus, bem como pela sexualidade e pelo ocultismo. Ao mesmo tempo, poderá ter talentos musicais ou mágicos, que o habilitarão a mobilizar os poderes ocultos para despertar os outros.
A Aspectação mais forte é uma semiquadratura com Júpiter (em Sagitário, o signo dos educadores): Como esses planetas tem movimentos relativamente lentos, sua influência é sentida em nível da coletividade. Se canalizar a influência dos mesmos para a sua profissão, desejará trabalhar no efeito coletivo da influência social, cultural e intelectual. Pode ter talento para marketing, publicidade ou para vender um sonho ou visão. Também pode ter propensão à catequese em nível político, religioso ou social.
Sol e Mercúrio em Aquário e em conjunção indicam uma pessoa de pensamento claro, muito aberta e entusiástica por idéias novas, apesar de poder ser um pouco teimosa nas suas opiniões. Pode também ter gênio inventivo ou algum interesse especial e único, talvez ligado à percepção e ao conhecimento. Também existe em si a tendência para assumir pontos de vista contrários à norma geralmente aceite. Sente que é seu dever sacudir as idéias dos outros e criar renovação à sua volta.
Lua em Peixes, fazendo uma quadratura forte com Júpiter (novamente, temos Yesod em sintonia com Chesed: a intuição em sintonia com aquilo que lhe é mais produtivo: sua capacidade de passar ideais adiante): se sairia bem em uma profissão que oferecesse a oportunidade de viajar e de conhecer culturas diferentes. Sendo uma pessoa de espírito inquieto, não gosta de trabalhos que não possuam elementos de exploração – seja cultural, intelectual ou geograficamente falando. Em se tratando de uma pessoa muito curiosa, a busca do conhecimento é primordial para ele. Tem talento para lidar com o público, especialmente com relação à opinião pública, marketing, ou a divulgação de qualquer tipo de valores.
Saturno em Capricórnio e Sêxtil com Netuno em Escorpião: Se você demonstrar essa influência em sua vida profissional, terá preocupação em tornar sonhos realidade e em trazer as visões de volta à terra. Isto pode ser expresso politicamente, por meio de obras sociais correlatas, ou talvez sua carreira seja influenciada por qualquer outra forma de contato com os problemas sociais simbolizados por esse aspecto. Isso pode significar lidar com sofrimento de algum modo, por exemplo solidão ou pobreza, idade avançada, alcoolismo, etc. Quanto às suas próprias ambições, você se sentirá freqüentemente orientado por um profundo sentido de insatisfação profissional, e até mesmo os objetivos traçados podem parecer vazios ao serem atingidos. Um real significado é encontrado em algum tipo de trabalho em que sacrifique a ambição pessoal em prol de uma causa universal.
Vênus em Capricórnio em Sêxtil com Netuno em Escorpião: Tem sentido estético extraordinariamente refinado. A falta de harmonia provoca um desconforto quase físico, o que faz com que seja fortemente motivado a restabelecer o equilíbrio em seu mundo interior e exterior. Profissionalmente isto se manifesta em uma carreira em que os assuntos relacionados a gosto são importantes, ou talentos diplomáticos sejam necessários. É talhado especificamente para lidar com assuntos ligados a relações públicas, porem sua compaixão genuína por outras pessoas pode levá-lo a trabalhos em que ajude os outros de algum modo. Embora possa ser fortemente inspirado por elementos de beleza física, raramente se satisfará somente com bem-estar material. Tem talentos artísticos.
Estas são as aspectações mais fortes, mas podemos citar também a conjunção de Marte e Saturno em Capricórnio, que indica problemas em respeitar autoridades estabelecidas. É interessante comparar os mapas do Grant com o do Neil Gaiman ao mesmo tempo em que comparamos os estilos das obras dos dois escritores (especialmente suas obras-primas “Invisibles” e “Sandman”).