Papa Anacleto I

From Wiki
Jump to navigationJump to search
Anacleto I

O Papa Anacleto, conhecido também como Cleto (latim: Anacletus) era grego e nasceu no ano 25 d.C. e morreu em 88 d.C. Foi o terceiro Papa da Igreja de Roma, sucedendo São Lino. Governou entre 76 e 88. O nome Cletus vem do grego antigo e significa "aquele que tem sido chamado" e Anacletus significa "aquele que tem sido chamado de volta".

Durante onze anos de intensas atividades no "trono de São Pedro", viveu uma época de oscilação de paz e perseguição aos cristãos sob o reinado do imperador Vespasiano e seus dois filhos sucessores, Tito e Domiciano, em período que os cristãos acreditavam estar próximos do fim do mundo e do juízo final, baseados na pregação de João Evangelista. Foi também durante seu papado que ocorreu a histórica erupção do Vesúvio.

Um dos poucos registros sobre seu papado, menciona que ele ordenou um número incerto de sacerdotes em Roma, sancionou a veneração ao túmulo de São Pedro, construindo um monumento sobre a sepultura do apóstolo de Cristo. Os escritos de Santo Ireneu e de Eusébio de Cesaréia confirmam sua eleição como Anacleto I ou abreviadamente como Cleto, o que levou alguns a pensar como se fossem dois papas diferentes.

A sua morte no ano 88, durante as perseguições de Domiciano faz dele um dos mártires da Igreja Católica. Foi sepultado ao lado de seu predecessor São Lino na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Dele são atribuídos uma série de orientações que condenam o culto de objetos "mágicos e de feitiçaria" e de aceitarem comida oferecidas aos deuses "pagãos". Também a ele é atribuída a instauração da "Saudação e Bênção Apostólica" na abertura das mensagens papais.

Século I