Renaud de Vichiers

From Wiki
Jump to navigationJump to search
Brasão de Renaud de Vichiers

Renaud De Vichiers (1198 - 1252)

Mestre da Ordem de 1250 à 1252.

Biografia

Renaud De Vichiers nasceu por volta de 1198 no domínio familiar de Vichiers, Champagne. Ele foi, sucessivamente, Preceptor de Saint-Jean d’Acre, Mestre da França e finalmente Marechal quando foi eleito Mestre em Maio de 1250. Sua nomeação aconteceu no meio de um reforço de Templários que chegaram pouco antes da batalha de Bahr Al-Saghir.

Alguns dias após a batalha, Louis IX foi capturado por Mamelucos. O cativo seria libertado mediante o pagamento de um resgate de 200.000 livres. O Lorde de Joinville, o cronista do Rei, fez tudo o que pôde para conseguir essa soma, mas ele não obteve 30.000 livres.

Joinville apelou para que o Mestre do Templo lhe fizesse um empréstimo para completar o dinheiro o resgate.

Renaud De Vichiers, para o espanto dos Chefes Francos, recusou-se a emprestar o dinheiro, dando como pretexto, que o dinheiro presente no Galera(barco) dos Templários, próximo à Damiette, não pertencia ao Templo, mas a terceiros.

Mesmo assim, Renaud De Vichiers notificou Joinville de que nada tentaria se ele quisesse tomar o dinheiro à força. Joinville concordou imediatamente. Ele entrou na Galera do Templo, tomou os 30.000 livres e deu aos Mamelucos o resgate completo.

Alguns historiadores citam que o Capítulo Geral da Ordem julgou a atitude de Renaud De Vichiers como escandalosa. Eles também vão além e sugerem que o Capítulo Geral solicitou e obteve uma resignação de De Vichiers em 1252. Verdade ou não, em 1252 Renaud De Vichiers retirou-se para um monastério onde ali permaneceu até sua morte em 1257.

Outra versão da história cita que, apesar de sua atitude, De Vichiers acompanhou o Rei Louis IX até Saint-Jean d’Acre, onde ele desembarcou pouco tempo após sua libertação pelos Mamelucos. De Vichiers então, aparentemente, liderou diversas incursões para conter as hordas Muçulmanas que estavam ocupadas destruindo as últimas possessões Francas. Nessa versão da história De Vichiers lidera essas incursões até a sua morte, em 1257.