Serpens

From Wiki
Jump to navigationJump to search
Serpens
Posição no Céu

Serpens (Ser), a Serpente, é uma constelação do equador celeste. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Serpentis. A constelação tem a peculiaridade de ser dividida em duas partes, separadas pelo Serpentário: Serpens Caput e Serpens Cauda.

Serpente é a cobra sendo capturada pelo Serpentário, e assim essas duas constelações estão diretamente ligadas. Originalmente, formavam uma única constelação posteriormente separadas. Talvez o fato do Serpentário dividir ao meio a Serpente (em cabeça e cauda) tenha relação ao mito envolvendo as duas constelações: o deus-patrono da medicina, Esculápio, ao morrer fulminado por um raio de Zeus, fora imortalizado pelo próprio nas estrelas em reconhecimento por suas habilidades. Seu nome significa "cortar, extirpar". A serpente era associada à saúde devido à sua troca de pele, o que representaria renascimento aos gregos; ademais é em seu próprio veneno que encontra-se a cura para o mesmo


Estrelas Tradicionais

  • Unukalhai (Unukalhay, Unuk al Hay, Unuk Elhai, Unuk, Cor Serpentis) - K2III, 72al.
  • Chow - A3V, 153al.
  • Nulla Pambu (episilon serpentis) - A2m, 70al.
  • Qin (Chin, Tsin, delta serpentis) - estrela quádrupla, F0IV, 210al.
  • Ainalhai (Ainalhay, Ain al Hay, Ein Elhai, gamma serpentis) - F6V, 36al.

Constelações

A Cabeça da Serpente fica predominantemente no hemisfério celestial norte, e faz fronteira com Hercules, Corona Borealis, Bootes, Virgo e Libra. A Cauda, mais ao Sul, tem por vizinhas Aquila, Sagittarius e Scutum.