Virgo
Virgo, a Virgem, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Virginis.
É a segunda maior constelação celeste, em extensão, perdendo apenas para Hydra.
Uma das identidades mitológicas da Virgem é Têmis, deusa da justiça, que, desgostosa com o comportamento humano, ascendeu ao céu. Em outras versões é identificada com Dike, filha de Zeus e Têmis, que viveu entre os homens durante a Idade de Ouro, contudo com a decadência da humanidade, retirou-se para o céu onde foi transformada na constelação da Virgem. Também é identificada com Astréia, filha de Astreus (pai das Estrelas) e Eos, a Deusa da Aurora, com Deméter, mãe de Perséfone, e com Erígona, Filha de Icarius, o Boieiro.
Estrelas Tradicionais
- Spica (Spica Virginis, Azimech, Alarph) - é considerada uma das Estrelas Behenias; sistema binário; 260al é uma das estrelas mais brilhantes, sendo também uma Estrela Real, e representa uma espiga de cereal, carregada na mão da personagem.
- Zavijah (Zavijava, Zavijah, Zavyava, Zawijah, Alaraph, Minelauva) - F8V, 36al
- Vindemiatrix (Vindemiatrix, Vindemiator, Almuredin, Alaraph, Provindemiator, Protrigetrix, Protrygetor) - G8III, 102al é conhecida como a "Estrela Viúva"
- Heze - A3V, 73al
- Auva (Auva, Al Awwa, Minelauva) - M3III, 73al
- Porrima - F0V, 39al
Constelações
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Bootes, Coma Berenices, Leo, Crater, Corvus, Hydra, Libra e Serpens.