Robert de Sable

From Wiki
Jump to navigationJump to search
Brasão de Robert de Sable

Robert de Sable foi Mestre da Ordem de 1191 à 1193.

Biografia

Devido à morte de Gerard de Ridefort, a posição de Mestre ficou vaga por mais de um ano. Esse hiato era provavelmente necessário para que os ‘legistas’ da Ordem corrigissem as regras e os “Retraits” (retiradas, em francês) referentes às ações do Mestre. Essas mudanças certificariam que um caso como o de Gerard de Ridefort não ocorreria novamente.

Em 1191, Robert de Sable, Cavaleiro de Anjou e aliado de Richard Lion Heart (Ricardo Coração de Leão – Ricardo 1º), foi eleito Mestre mesmo pertencendo à Ordem há menos de um ano. Robert de Sable participou da Terceira Cruzada; o cerco e captura de Acre ao lado de Ricardo 1º e Philippe II Auguste (Julho de 1191). Em Agosto do mesmo ano, Robert de Sable juntou-se a Ricardo Coração de Leão para a reconquista de fortalezas na costa Palestina.

Em 07 de Setembro desse ano, Ricardo 1º, os Mestres Templários e Hospitalários, e mais vários cavaleiros de Anjou, Gascony e Flandres foram combater os exércitos de Saladino nas planícies Arsûf.

Como um genioso estrategista militar, Ricardo Coração de Leão, com toda sua cavalaria, sucedeu em quebrar os frontes muçulmanos e pôs o exército de Saladino em retirada. Essa vitória gloriosa tornou em uma memória distante a desmoralizante derrota em Hattin Horn, quatro anos antes.

Mais tarde em 1191, por uma quantia de 25.000 marcos de prata, Ricardo Coração de Leão vendeu aos Templários a Ilha de Chipre (Cipro), que ele tinha pilhado dos exércitos Bizantinos alguns meses antes.

Robert de Sable não tomou vantagem da chance de estabelecer uma sólida base para a Ordem na Ilha, como mais tarde fizeram os Hospitalários com as Ilhas de Rhodes e Malta. Na verdade, no ano seguinte ele retrocedeu a Ilha à Guy de Lusignan, já que o Rei de Jerusalém estava sem um reino.

Ele estabeleceu, entretanto, a Casa dos Chefes da Ordem em Saint Jean D’Acre (nome que os Templários também davam à cidade de Acre), onde permaneceu por volta de um século. Robert de Sable morreu em Janeiro de 1193, após empregar todo o seu tempo como Mestre empreendendo a guerra contra os Exércitos de Saladino.