Cuetzpallin
As pessoas nascidas sob este signo são sempre intimamente ligadas com a natureza, como os Lagartos. São pessoas ágeis, que não gostam de ficar quietas, paradas, sem ocupação. Elas gostam muito de viver ao ar livre, onde podem se movimentar mais e com naturalidade. São pessoas dinâmicas, que gozam de ótima saúde.
Os Lagartos gostam de quase todas as atividades ligadas à natureza e só são felizes quando podem dedicar-se a alguma delas. Estas pessoas são chamadas pelos astecas de “homens da terra”, tal a capacidade e o gosto que têm por esta área.
Os nativos de Lagarto sabem cumprir seus deveres, com honestidade e dedicação. Eles possuem também uma grande capacidade de superar as perdas, mesmo as mais dolorosas, e podem assumir todas as responsabilidades consequentes destas perdas.
Quando se casam, estas pessoas conseguem oferecer muita segurança e apoio, e tanto o homem como a mulher são bons pais. Os Lagartos jamais perdem a cabeça e possuem uma grande dose de calor humano e de afetividade para oferecer, para distribuir entre aqueles que precisem. Por este motivo, e pela persistência no trabalho e nos estudos, os Lagartos sempre conseguem alcançar suas metas.
Ver também
Cipactli (crocodilo), Ehecatl (vento), Calli (casa), Cuetzpallin (lagarto), Coatl (serpente), Miquiztli (morte), Mazatl (veado), Tochtli (coelho), Atl (água), Itzcuintli (cão), Ozomahtli (macaco), Malinalli (corda), Acatl (cana), Ocelotl (jaguar), Cuauhtli (águia), Cozcacuauhtli (abutre), Ollin (terremoto), Tecpatl (faca), Quiahuitl (chuva) e Xochitl (flor). Para os astecas, cada amanhecer era o resultado de um violento combate que o Sol travava com a Lua e as Estrelas, tendo de vencê-las para elevar-se no Céu e, assim, fornecer luz e calor à humanidade.