Malinalli
O nome deste signo é mais do que um simples símbolo. Os nativos de Corda são extremamente carinhosos e fiéis, mas, frequentemente, estrangulam o companheiro com a sua afeição, com a sua possessividade e exclusivismo.
As pessoas nascidas neste signo gostam de sentir que podem agarrar com unhas e dentes tudo o que almejam e costumam demonstrar claramente a sua insegurança. Como são muito comunicativas, têm facilidade em fazer amigos e se utilizam da ironia para afastar aqueles que não a interessam.
São pessoas geralmente muito habilidosas para qualquer tipo de trabalho manual e conseguem realizá-lo com total perfeição. Os nativos deste signo possuem uma certa tendência à resignação e desempenham com perfeição o papel de vítimas, de azarados. Isto acaba por influir de forma negativa em sua personalidade, e a sorte acaba se afastando.
Os nativos de Corda não sabem distinguir o que é seu do que é dos outros. Assim, como se fossem gralhas, acabam fazendo uma rica coleção de objetos alheios, somente pelo prazer de possuí-los. Por isso, estas pessoas, muitas vezes, enfrentam sérias dificuldades com amigos e vizinhos, para os quais não conseguem explicar esta mania, diante da qual não vêem nenhum mal.
Ver também
Cipactli (crocodilo), Ehecatl (vento), Calli (casa), Cuetzpallin (lagarto), Coatl (serpente), Miquiztli (morte), Mazatl (veado), Tochtli (coelho), Atl (água), Itzcuintli (cão), Ozomahtli (macaco), Malinalli (corda), Acatl (cana), Ocelotl (jaguar), Cuauhtli (águia), Cozcacuauhtli (abutre), Ollin (terremoto), Tecpatl (faca), Quiahuitl (chuva) e Xochitl (flor). Para os astecas, cada amanhecer era o resultado de um violento combate que o Sol travava com a Lua e as Estrelas, tendo de vencê-las para elevar-se no Céu e, assim, fornecer luz e calor à humanidade.