Cozcacuauhtli
As pessoas deste signo têm, geralmente, vida longa e plena de realizações. Embora possam ser doentias e fracas ao nascer, elas contrariam todos os diagnósticos pessimistas e alcançam idades avançadas. A vida dos Abutres é calma e ponderada. Eles não costumam correr atrás da felicidade, porque têm certeza de que, mais dia menos dia, ela virá procurá-los. Os Abutres jamais sofrem uma desilusão e conseguem alcançar tudo o que desejam.
As pessoas nascidas em Abutre são muito pensativas, a absortas, e a sua imensa perspicácia pode torná-las excelentes cientistas. Para os nascidos sob este signo, o amor é um negócio muito sério. Eles não desejam apenas possuir o parceiro fisicamente, mas querem uma intimidade intelectual maior. Entretanto, os Abutres dificultam essa intimidade porque são pessoas muito fechadas, que não gostam de demonstrar seus verdadeiros sentimentos.
Os Abutres, entretanto, quando escolhem uma pessoa para amar, esquecem-se do resto. São muito caseiros e bondosos. Sabem administrar os seus bens e são também pessoas generosas. Estão sempre dispostos a compartilhar suas alegrias e seus bens materiais com a pessoa que realmente amam e por ela fazem grandes sacrifícios.
Ver também
Cipactli (crocodilo), Ehecatl (vento), Calli (casa), Cuetzpallin (lagarto), Coatl (serpente), Miquiztli (morte), Mazatl (veado), Tochtli (coelho), Atl (água), Itzcuintli (cão), Ozomahtli (macaco), Malinalli (corda), Acatl (cana), Ocelotl (jaguar), Cuauhtli (águia), Cozcacuauhtli (abutre), Ollin (terremoto), Tecpatl (faca), Quiahuitl (chuva) e Xochitl (flor). Para os astecas, cada amanhecer era o resultado de um violento combate que o Sol travava com a Lua e as Estrelas, tendo de vencê-las para elevar-se no Céu e, assim, fornecer luz e calor à humanidade.